O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC mantém a velocidade ajustada com o trânsito fluido. No caso de veículos a circular à frente detetados, a distância ajustada é mantida até à imobilização do veículo, se necessário. O veículo é – acelerado ou desacelerado, em função da distância relativamente ao veículo a circular à frente e à velocidade – ajustada. A velocidade e a distância são ajustadas e memorizadas com a alavanca do TEMPOMAT. A velocidade pode ser ajustada na faixa entre 20 km/h e 200 km/h.
Dependendo da distância pré-selecionada, o DISTRONIC regula de forma dinâmica (distância pequena) ou economizadora de energia (distância grande).
Dependendo da dimensão do veículo detetada, a dinâmica da regulação do DISTRONIC é reduzida.
A introdução de uma aceleração para a velocidade memorizada ocorre, se o indicador do sentido da marcha for ativado para mudar para a faixa de ultrapassagem.
Respeite as indicações relativas aos sistemas de condução e à responsabilidade do condutor; caso contrário, pode não reconhecer perigos mais.
Em caso de neve, chuva, nevoeiro e salpicos fortes
em caso de sensores do radar sujos ou cobertos
Em caso de fontes de radar interferentes ou forte reflexão do radar, p. ex., em parques de estacionamento
Em situações de trânsito que exijam mudanças frequentes de velocidade, p. ex., em caso de trânsito intenso, estradas sinuosas ou terreno não pavimentado
Em estradas com descidas ou subidas acentuadas
Em estradas sinuosas
O sistema não reconhece objetos parados, se não tiverem sido previamente detetados como móveis.
Além disso, em estradas com piso escorregadio, uma ou mais rodas podem perder a aderência quando se trava ou acelera e o veículo pode entrar em derrapagem.
Não utilize o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC nestas situações.
Se o processo de arranque ocorrer através do Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC.
Se for selecionada a velocidade memorizada e esta for significativamente mais alta ou mais baixa do que a velocidade de condução atual.
Se o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC já não reconhecer um veículo a circular à frente ou reagir a objetos não relevantes.
O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC trava o seu veículo com até 50% da desaceleração possível. Se esta desaceleração não for suficiente, o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC emite um aviso ótico e acústico.
na condução desalinhada ou mudança de faixa de rodagem
a peões, animais, veículos de duas rodas ou veículos parados, bem como a obstáculos inesperados
a situações de trânsito complexas
a veículos que se movem em direção ao seu e trânsito transversal
O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC não pode avisá-lo nem intervir em seu auxílio nessas situações.
O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC pode, eventualmente, não identificar veículos estreitos que circulam à frente, p. ex., motos e veículos com condução desalinhada.
Quando as condições de ativação de seguida apresentadas deixarem de ser cumpridas ou o sistema estiver avariado, o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC é automaticamente desativado. Se, durante uma desativação automática, o veículo estiver parado ou a circular muito devagar, a caixa de velocidades comuta automaticamente para a posição de estacionamento .