A função do Assistente de Faixa de Rodagem consiste em prevenir uma saída inadvertida da faixa de rodagem. Para isso, o sistema adverte através de uma reação percetível no volante e do símbolo de estado a piscar no painel de instrumentos.
A função encontra-se disponível na faixa de velocidade entre 60 km/h e 200 km/h.
O Assistente de Faixa de Rodagem reconhece as marcações da faixa de rodagem.
Uma roda dianteira pisa as marcações da faixa de rodagem.
Pode ativar e desativar a advertência do Assistente de Faixa de Rodagem.
O Assistente de Faixa de Rodagem não consegue reduzir o perigo de acidente resultante de um estilo de condução inadequado, nem anular limites físicos. Não pode ter em consideração as condições climatéricas e da estrada nem a situação de trânsito. O Assistente de Faixa de Rodagem é apenas um meio auxiliar cuja função não consiste em manter o veículo na faixa de rodagem sem que o condutor colabore nesse sentido. A responsabilidade pela distância de segurança, velocidade, travagem atempada e manutenção da trajetória é do condutor.
A visibilidade é má, p. ex., no caso de iluminação insuficiente da via, sombras muito alternantes, chuva, neve, nevoeiro ou salpicos fortes.
Está a ser encadeado por condutores que circulam no sentido contrário, pela incidência direta de raios solares ou por reflexos.
O para-brisas está sujo na zona da câmara multifunções, ou a câmara está embaciada, danificada ou tapada.
Não existem quaisquer marcações da faixa de rodagem ou existem várias marcações pouco claras para uma via, p. ex., em zonas de obras.
As marcações da faixa de rodagem estão desgastadas, escuras ou tapadas.
A distância em relação ao veículo a circular à frente é demasiado pequena e, desse modo, não é possível reconhecer as marcações da faixa de rodagem.
As marcações da faixa de rodagem mudam rapidamente, p. ex., se se dividirem faixas de rodagem, se cruzarem ou se juntarem.
A faixa de rodagem é muito estreita e sinuosa.