Através de dois sensores de radar laterais direcionados para trás, o Assistente de Ângulo Morto monitoriza a zona diretamente junto ao veículo e as zonas laterais atrás do mesmo.
O Assistente de Ângulo Morto não reage objetos imóveis nem a veículos que se aproximam com grande diferença de velocidade e o ultrapassam.
Nestas situações, o Assistente de Ângulo Morto não emite qualquer aviso.
Respeite as indicações relativas aos sistemas de condução e à responsabilidade do condutor; caso contrário, pode não reconhecer perigos mais.
Se, a partir de uma velocidade de cerca de 12 km/h, for detetado um veículo e, imediatamente a seguir, este se deslocar para a zona de controlo ao lado do seu veículo, a luz de aviso no espelho retrovisor exterior acende-se a vermelho.
Se se encontrar um veículo com pouca distância de segurança lateral na zona de controlo e acionar o indicador do sentido da marcha no respetivo sentido, é emitido um sinal sonoro de aviso. A luz de aviso vermelha pisca no espelho retrovisor exterior. Se o indicador do sentido da marcha permanecer ligado, todos os outros veículos reconhecidos são indicados através da intermitência da luz de aviso vermelha.
Quando ultrapassa um veículo, o aviso surge apenas quando o diferencial de velocidade for inferior a cerca de 20 km/h.
No caso de sensores sujos ou tapados
No caso de má visibilidade, p. ex., nevoeiro, chuva intensa, neve ou salpicos
No caso de veículos estreitos na zona de controlo, p. ex., bicicletas
No caso de vias de trânsito muito largas ou muito estreitas
No caso de condução bastante desalinhada lateralmente
Podem surgir advertências sem razão nos rails de proteção ou em limitações semelhantes. A advertência pode ser interrompida no caso de viagens prolongadas ao lado de veículos longos, p. ex., um veículo comercial pesado.
Com a marcha-atrás engrenada, o Assistente de Ângulo Morto não está operacional.