O Assistente Ativo de Estacionamento é um auxílio eletrónico ao estacionamento, que, na marcha em frente até aprox. 35 km/h, procura e mede automaticamente lugares de estacionamento de ambos os lados.
Se todos os requisitos estiverem cumpridos, surge a indicação no display multifunções. O sistema procura e mede, então, automaticamente os lugares de estacionamento de ambos os lados do veículo, paralela e perpendicularmente ao sentido da marcha.
Se o Assistente Ativo de Estacionamento tiver detetado lugares de estacionamento, surge a indicação no display multifunções. As setas indicam de que lado da via são detetados lugares de estacionamento.
Por norma, o Assistente Ativo de Estacionamento indica os lugares de estacionamento no lado do acompanhante. Os lugares de estacionamento no lado do condutor apenas são indicados, se acionar o indicador de mudança de direção para o lado do condutor. Para estacionar no lado do condutor, tem de acionar o indicador de mudança de direção até iniciar o auxílio ativo ao estacionamento com a tecla no volante .
O Assistente Ativo de Estacionamento auxilia-o ao estacionar e sair do estacionamento através de uma intervenção ativa na direção e na travagem. A intervenção ativa na travagem depende da variante do veículo específica do país. Nos veículos com caixa de velocidades manual, o auxílio ativo ao estacionamento está, por norma, limitado à direção assistida.
O Assistente Ativo de Estacionamento é apenas um meio auxiliar, não substituindo a atenção do condutor sobre a zona envolvente. A responsabilidade por efetuar manobras, estacionar e sair do local de estacionamento com segurança é sempre sua. Assegure-se de que não se encontram, entre outros, pessoas, animais nem objetos no caminho.
O Assistente de Estacionamento PARKTRONIC é desativado.
Se mover o volante.
Se acionar o travão de estacionamento.
Deixa de ser possível estacionar com o Assistente Ativo de Estacionamento.
Se circular a uma velocidade superior a 10 km/h.
Uma roda patina, o ESP® atua ou falha.
Se engrenar a posição da caixa de velocidades.
Se abrir a porta do condutor ou uma porta deslizante nos veículos com caixa de velocidades manual.
Se abrir uma porta ou a porta da bagageira/porta traseira ou se retirar o cinto nos veículos com caixa de velocidades automática.
Se tiver acoplado um reboque e estiver estabelecida a ligação elétrica ao reboque, o PARKTRONIC está desativado para a zona traseira. Nesse caso, o Assistente Ativo de Estacionamento não está disponível.
Os objetos que se encontram acima ou abaixo da área de deteção do Assistente Ativo de Estacionamento não são reconhecidos aquando da medição do lugar de estacionamento. Por conseguinte, também não são tomados em consideração no cálculo da operação de estacionamento, p. ex., cargas sobressaídas, cantiléveres ou plataformas de carga de veículos comerciais pesados, ou limitações de lugares de estacionamento. Por isso, o Assistente Ativo de Estacionamento pode, em certas circunstâncias, antecipar demasiado a manobra de estacionamento.
O Assistente Ativo de Estacionamento pode virar demasiado cedo.
O veículo não consegue parar diante destes objetos.
Existe risco de colisão!
A queda de neve ou chuva forte podem levar a uma medição imprecisa do lugar de estacionamento. Os lugares de estacionamento à frente de reboques estacionados, cujas barras de engate estejam a ocupar parte da área de estacionamento, podem não ser identificados ou podem ser mal identificados. Apenas utilize o Assistente Ativo de Estacionamento em pisos planos e com boa aderência.
com condições climatéricas extremas, p. ex., gelo, piso coberto de neve ou chuva intensa
em curvas
em lugares de estacionamento, que não se encontram ao mesmo nível da estrada, p. ex., não em passeios
ao transportar carga a sobressair do veículo
com correntes de neve montadas
lugares de estacionamento nos quais não é permitido estacionar
lugares de estacionamento sobre pisos inadequados
Dois lugares de estacionamento situam-se diretamente um ao lado do outro.
O lugar de estacionamento situa-se diretamente junto a uma limitação baixa, p. ex., uma borda do passeio.
Ao entrar de frente num lugar de estacionamento.
O lugar de estacionamento situa-se em cima de uma borda do passeio.
O lugar de estacionamento surge como obstruído para o sistema, p. ex., devido a folhagem ou pedras do pavimento.
A área de que o veículo necessita para efetuar manobras é demasiado pequena.
O lugar de estacionamento é delimitado por um obstáculo, p ex., por uma árvore, um poste ou um reboque.