Pode obter informações relativas às combinações de jantes e pneus permitidas numa oficina qualificada.
Se montar jantes e pneus com dimensões erradas, os travões de serviço ou os componentes do sistema de travagem e da suspensão das rodas podem ficar danificados.
Designação
Tipo
Designação
Fabricante
Tipo
A excedência pode provocar danos nos pneus e levar a que eles rebentem.
Por razões de segurança, utilize apenas pneus, rodas e acessórios que a Mercedes-Benz aprovou especificamente para o seu veículo.
Estes pneus foram concebidos especificamente para os sistemas de condução e de segurança de condução, como, p. ex., o ABS ou o ESP®.
Caso contrário, determinadas propriedades, como p. ex., o comportamento e o ruído de condução, bem como o consumo podem alterar-se negativamente. Adicionalmente, outras dimensões dos pneus sob carga podem levar a que os pneus rocem na carroçaria e nos componentes dos eixos. A consequência pode ser a danificação do pneu ou do veículo.
Os pneus recauchutados não são testados nem recomendados pela Mercedes-Benz , pois nem sempre é possível reconhecer danos prévios durante a recauchutagem.
Por esta razão, a segurança de condução não pode ser garantida.
Jantes grandes possuem um diâmetro do pneu inferior. Com a redução do diâmetro dos pneus, aumenta o perigo de as jantes e os pneus ficarem danificados ao passar por obstáculos.
Veículos com sistema de controlo da pressão dos pneus: na roda encontram-se componentes eletrónicos. Na área das válvulas, não devem aplicar-se quaisquer ferramentas de montagem.
Caso contrário, podem danificar-se os componentes eletrónicos.
A utilização de acessórios não aprovados pela Mercedes-Benz para o seu veículo, ou a sua utilização não profissional, pode afetar a segurança de condução.
Utilidade
Normas legais
Recomendações de fábrica
Normas de autorização para pneus específicas de cada país que estipulam um determinado tipo de pneu para o seu veículo.
Além disso, a utilização de um determinado tipo de pneu poderá ser aconselhável para determinadas regiões e áreas de aplicação.
Utilize apenas pneus e jantes do mesmo tipo, da mesma versão (pneus de verão, pneus de inverno, pneus para todas as estações) e do mesmo fabricante.
Monte sobre um eixo apenas rodas do mesmo tamanho e perfil (esquerda e direita).
Só é permitido ignorar esta indicação em caso de avaria, para a condução até à oficina qualificada.
Monte nas jantes apenas pneus adequados.
Não realize quaisquer trabalhos de retificação no sistema de travagem, nas jantes e nos pneus.
A utilização de anilhas de compensação e de discos de proteção ao pó não é permitida e implica a anulação da licença de circulação.
Veículos com sistema de controlo da pressão dos pneus: todas as rodas montadas têm de estar equipadas com sensores do sistema de controlo da pressão dos pneus a funcionar.
Com temperaturas inferiores a 10 °C, utilize pneus de inverno ou pneus para todas as estações com a identificação M+S em todas as rodas.
Apenas os pneus de inverno com o símbolo de neve adicional junto à identificação M+S proporcionam a melhor aderência possível à estrada em condições invernosas.
No caso de pneus M+S, utilize apenas pneus do mesmo perfil.
Respeite a velocidade máxima autorizada dos pneus M+S montados.
Se a velocidade máxima autorizada for inferior à do veículo, tem de se afixar essa informação numa placa no campo de visão do condutor.
Efetue a rodagem de pneus novos a uma velocidade moderada durante os primeiros 100 km.
Substitua os pneus, independentemente do desgaste, o mais tardar após seis anos.
Para mais informações sobre jantes e pneus, dirija-se a uma oficina qualificada.