Se a carga admissível for excedida, o olhal de fixação pode partir-se ou a cinta para prender carga pode rasgar-se.
Não é possível segurar a carga.
A carga pode escorregar, tombar ou ser projetada e bater nos ocupantes do veículo.
Se combinar diversos pontos de fixação para a fixação da carga, considere sempre a capacidade de carga máxima do ponto de fixação mais fraco.
No caso de uma travagem a fundo, p. ex., atuam forças que podem atingir um múltiplo do peso da carga da mercadoria.
No manuseamento da cinta para prender carga, tenha sempre em atenção as instruções de utilização ou as indicações do fabricante da cinta.
Encontra informações sobre a carga máxima suportável dos pontos de fixação no capítulo "Dados técnicos" do Manual do Condutor impresso.
A carga está fixada de modo a não escorregar, tombar, rolar ou cair.
Tenha em conta quer situações normais de trânsito, quer manobras de desvio ou travagens a fundo e percursos em más condições.
A fixação da sua carga cumpre os requisitos e as regras técnicas em vigor respeitantes à fixação da carga.
Se não for este o caso, isto pode ser punível por lei, dependendo da entidade legisladora e das consequências daí decorrentes. Por este motivo, respeite a respetiva legislação específica do país.
Antes de qualquer viagem e em intervalos regulares durante uma viagem mais longa, verifique a fixação da carga. Corrija uma fixação da carga incorreta ou insuficiente. Poderá obter informações sobre a fixação adequada da carga, p. ex., junto dos fabricantes de meios auxiliares de transporte ou elementos de fixação para segurar a carga.
Tenha também em atenção as indicações relativas às normas de carregamento mais.
Encha os espaços intermédios entre a carga e as paredes dos compartimentos de carga e cavidades das rodas em união positiva. Para o efeito, utilize meios auxiliares de transporte indeformáveis como, p. ex., calços, blocos de madeira para fixação ou almofadas de fixação.
Fixe a carga de modo a impedir que esta possa tombar ou deslocar-se em todos os sentidos.
Utilize os pontos ou os olhais de fixação e as calhas guia no espaço traseiro.
Utilize apenas elementos de fixação testados de acordo com as normas em vigor (p. ex., DIN EN), como, p. ex., redes de fixação e cintas para prender carga. Utilize sempre os pontos de fixação mais próximos da carga e coloque almofadas de proteção nas arestas cortantes.
Os elementos de fixação homologados segundo as normas em vigor (p. ex., DIN EN) poderão ser adquiridos numa empresa qualificada ou oficina qualificada.
O ângulo de fixação situa-se entre o piso do compartimento de carga e o elemento de fixação. Para uma fixação da carga otimizada segundo a norma ISO 27955, o ângulo de fixação tem de situar-se entre 45° e 75° . A força de tração nominal máxima de 350 daN para os olhais de fixação no piso do compartimento de carga ou nas calhas guia não pode ser excedida.
Os veículos aprovados como veículos comerciais (classe de veículo N1) sem parede divisória não preenchem a norma ISO 27956 na respetiva versão atual em vigor. A norma ISO 27956 descreve os dispositivos para uma fixação correta da carga em veículos de distribuição. Em caso de utilização do veículo para o transporte de mercadorias, recomenda-se impreterivelmente a montagem posterior da parede divisória, dado que, nos veículos sem parede divisória, só muito dificilmente é possível assegurar uma fixação correta da carga.