Respeite as indicações relativas a lubrificantes e líquidos mais.
Se misturar gasóleo com gasolina, o ponto de inflamação da mistura de combustível é inferior ao do gasóleo puro.
Mesmo pequenas quantidades de combustível errado podem causar danos no sistema de combustível, no motor e no sistema de depuração dos gases de escape.
Gasolina
Gasóleo marítimo
Óleo de aquecimento
Éster metílico de ácidos gordos puro ou óleo vegetal
Petróleo ou querosene
Se, inadvertidamente, tiver sido abastecido um combustível errado:
Qualquer sujidade no combustível pode causar falhas no sistema de combustível.
Ao seu veículo aplicam-se as seguintes marcações de compatibilidade do combustível:
Abasteça gasóleo com, no máximo, 10 ou 20 %‑ de volume de éster metílico de ácidos gordos (combustível biodiesel), apenas se a respetiva marcação de compatibilidade estiver presente na sua tampa do depósito de combustível.
na placa de indicações, na tampa do depósito de combustível do veículo mais
em toda a Europa, nas colunas de abastecimento de combustível ou pistolas de abastecimento adequadas para o seu veículo
Abasteça gasóleos parafínicos de acordo com a norma EN 15940 apenas se a respetiva marcação de compatibilidade estiver presente na sua tampa do depósito de combustível.
Alternativamente, pode também abastecer gasóleo parafínico (p. ex., HVO=óleo vegetal hidrogenado, GTL=Gas To Liquid), que cumpra a norma europeia EN 15940. Os gasóleos parafínicos são designados pelo termo genérico XTL.
Em conformidade com a norma europeia EN 16942, aplicam-se ao seu veículo compatível com XTL‑ as seguintes marcações de compatibilidade do combustível:
A Mercedes-Benz aprova a utilização de éster metílico de ácidos gordos B10 (gasóleo com baixo teor de enxofre, com um máximo de até 10 %‑ de volume de éster metílico de ácidos gordos) para todos os veículos com motores diesel Euro 5 com sistema de injeção direta common rail (CDI).
O éster metílico de ácidos gordos puro e os gasóleos com uma percentagem superior de éster metílico de ácidos gordos, p. ex., B20, podem danificar o sistema de alimentação do combustível e o motor.
A identificação do éster metílico de ácidos gordos na coluna de abastecimento de combustível tem de comprovar inequivocamente que a norma relativa ao gasóleo com baixo teor de enxofre é cumprida. Se a identificação não for inequívoca, não abasteça.
Se abastecer gasóleo com um teor de enxofre demasiado elevado, o sistema de depuração dos gases de escape pode ficar danificado.
Abasteça apenas gasóleo disponível no mercado com um teor de enxofre máximo de 50 ppm. Qualidades como FAME éster metílico de ácidos gordos (combustíveis biodiesel), gasóleo marítimo, fuelóleo, etc. também não são permitidas como mistura de combustível diesel.
Veículos sem filtro de partículas diesel: em países nos quais apenas está disponível gasóleo com um teor de enxofre superior, a troca do óleo do motor do seu veículo é realizada em intervalos mais curtos. Poderá obter mais informações sobre o intervalo de troca de óleo numa oficina qualificada.
numa oficina autorizada Mercedes-Benz
em MB BeVo-ONLINE com indicação da folha n.º 136.2
No início da época de inverno, abasteça o máximo possível o seu veículo com gasóleo para inverno.
Antes da mudança para gasóleo para inverno, o depósito de combustível deve estar o mais vazio possível. No primeiro abastecimento com gasóleo para inverno, mantenha o nível de combustível baixo, p. ex., na reserva. No processo de abastecimento seguinte, pode voltar a abastecer o depósito de combustível normalmente.
num posto de abastecimento
numa oficina qualificada