O ASR não consegue reduzir o perigo de acidente resultante de um arranque e uma aceleração inadequada, nem anular limites físicos. O ASR é apenas um meio auxiliar. Adapte sempre o seu estilo de condução às condições climatéricas e da estrada atuais.
Se, nos veículos com tração integral, desativar a tração integral, o ASR é desligado durante a operação de troca de velocidade.
Veículos sem teclas no volante: se o ASR estiver avariado, a luz indicadora acende-se com o veículo a trabalhar e a potência do motor pode estar reduzida mais.
O ASR melhora de forma sustentável a capacidade de tração, isto é, a transmissão de força entre o pneu e o piso da estrada e, por conseguinte, também a estabilidade de condução do veículo. Se as rodas do eixo motriz entrarem em patinagem, o ASR trava cada roda do eixo motriz e limita o binário do motor. Desse modo, o ASR dá um apoio significativo ao condutor aquando do arranque e a aceleração, especialmente com o piso da estrada molhado ou escorregadio.
Se a capacidade de tração do piso não for suficiente, não conseguirá arrancar sem problemas, mesmo com o ASR. Nesse caso, os pneus e o peso total do veículo, bem como a inclinação do piso da estrada também representam um papel decisivo.
Quando o ASR intervém, a luz de aviso pisca no painel de instrumentos combinado.