O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC mantém a velocidade ajustada com o trânsito fluido. No caso de veículos a circular à frente detetados, a distância ajustada é mantida até à imobilização do veículo, se necessário. O veículo é – acelerado ou desacelerado, em função da distância relativamente ao veículo a circular à frente e à velocidade – ajustada. A velocidade e a distância são ajustadas e memorizadas no volante. A velocidade pode ser ajustada na faixa entre
Dependendo da distância pré-selecionada, o DISTRONIC regula de forma dinâmica (distância pequena) ou economizadora de combustível (distância grande).
Dependendo da dimensão do veículo detetada, a dinâmica da regulação do DISTRONIC é reduzida.
A introdução de uma aceleração rápida para a velocidade memorizada ocorre, se o indicador do sentido da marcha for ativado para mudar para a faixa de ultrapassagem.
O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC é apenas um meio auxiliar. A responsabilidade pela distância de segurança, pela velocidade e pela travagem em devido tempo é do condutor.
Os sensores do radar são afetados em caso de neve, chuva, nevoeiro, chuviscos fortes, encandeamento, incidência direta do sol ou mudanças fortes da luminosidade ambiente.
Os sensores do radar podem ser afetados em parques de estacionamento ou estradas com descidas ou subidas íngremes.
Se os sensores do radar estiverem sujos ou tapados.
Em estradas com piso escorregadio, as rodas podem perder a aderência ao travar ou acelerar e o veículo pode entrar em derrapagem.
Os objetos parados não são reconhecidos, se não tiverem sido previamente detetados como móveis.
Nas curvas, pode ocorrer perda e reconhecimento deficiente de veículos alvo. Desse modo, não haverá reação a um veículo alvo, podendo verificar-se acelerações involuntárias.
Não utilize o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC nestas situações.
Se o processo de arranque ocorrer através do Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC.
Se for selecionada a velocidade memorizada e esta for significativamente mais alta ou mais baixa do que a velocidade de condução atual.
Se o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC já não reconhecer um veículo a circular à frente ou reagir a objetos não relevantes.
O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC trava o seu veículo com até 50% da desaceleração possível. Se esta desaceleração não for suficiente, o Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC emite um aviso ótico e acústico.
na condução desalinhada ou mudança de faixa de rodagem
a peões, animais, veículos de duas rodas ou veículos parados, bem como a obstáculos inesperados
a situações de trânsito complexas
a veículos que se movem em direção ao seu e trânsito transversal
O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC não pode avisá-lo nem intervir em seu auxílio nessas situações.
A velocidade assumida pelo Assistente Ativo de Limite de Velocidade pode estar demasiado alta ou incorreta em determinados casos:
no caso de limites de velocidade inferiores a
20 km/h no caso de piso molhado ou nevoeiro
O Assistente Ativo de Regulação de Distância DISTRONIC pode, eventualmente, não identificar veículos estreitos que circulam à frente, p. ex., motos e veículos com condução desalinhada.