Respeite as indicações relativas a lubrificantes e líquidos mais.
Se misturar gasóleo com gasolina, o ponto de inflamação da mistura de combustível é inferior ao do gasóleo puro.
Mesmo pequenas quantidades de combustível errado podem causar danos no sistema de combustível, no motor e no sistema de depuração dos gases de escape.
gasolina
gasóleo marítimo
óleo de aquecimento
combustível biodiesel puro ou óleo vegetal
petróleo ou querosene
Se tiver abastecido involuntariamente o combustível errado:
Ao seu veículo aplicam-se as seguintes marcações de compatibilidade do combustível:
Abasteça gasóleo com, no máximo, 10% de volume de combustível biodiesel (éster metílico de ácidos gordos), apenas se a respetiva marcação de compatibilidade estiver presente na sua tampa do depósito de combustível.
na placa de indicações, na tampa do depósito de combustível do seu veículo
em toda a Europa, nas bombas de abastecimento de combustível ou respetivas pistolas adequadas para o seu veículo
Alternativamente, pode também abastecer gasóleo parafínico (p. ex., HVO=óleo vegetal hidrogenado, GTL=Gas-To-Liquid), que cumpra a norma europeia EN 15940. Os gasóleos parafínicos são designados pelo termo genérico XTL.
Em conformidade com a norma europeia EN 16942, aplicam-se ao seu veículo compatível com XTL as seguintes marcações de compatibilidade do combustível:
Abasteça gasóleos parafínicos de acordo com a norma EN 15940 apenas se a respetiva marcação de compatibilidade estiver presente na sua tampa do depósito de combustível.
Na época de inverno, abasteça inteiramente o seu veículo com gasóleo para inverno, tanto quanto possível.
Antes da mudança para gasóleo para inverno, o depósito de combustível deve estar o mais vazio possível. No primeiro abastecimento com gasóleo para inverno, mantenha o nível de combustível baixo, p. ex., na reserva. No processo de abastecimento seguinte, pode voltar a abastecer o depósito de combustível normalmente.
Num posto de abastecimento
Numa oficina qualificada